segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PARABÉNS Baden-Powell



Dia 22 de Fevereiro fazia 152 de vida o nosso fundador Robert Stephenson Smith Baden-Powell se fosse vivo. Nasceu em Londres, e faleceu no Quénia (África) a 8 de Janeiro de 1941. Foi oficial da cavalaria do exército inglês,tendo cumprido missões em África e na Índia. Foi considerado herói nacional de Inglaterra, quando defendeu a cidade de Mafeking (África) durante 217 dias, contra o cerco das tropas Boeres. Começou o escutismo em 1907, com acampamento experimental na ilha de Bronwsea (Inglaterra). Em 1908 publicou o livro "escutismo para Rapazes" e logo começaram a aparece milhares de patrulhas de escuteiros, começando em inglaterra, mas também por todo o mundo. A palavra que Baden-Powell usou para escuteiros foi "Scout", que significava "explorador" ou "batedor".




O escutismo hoje conta com 28 milhões de jovens em todo o mundo e em Portugal são cerca de 80 mil.

Acantonamento de Agrupamento "Celebrar B.P."


No passado fim de semana de 21 e 22 de Fevereiro o Agrupamento realizou um acantonamento com o pretexto de celebrar B.P. (Baden-Powell). O acantonamento realizou-se em Marinhas (Esposende), e a maior parte do tempo e a noite foram passadas na Escola E B 2 3 de Marinhas. Participaram neste acantonamento 31 escuteiros (lobitos e exploradores) e 6 dirigentes. Deixamos um agradecimento especial ao Conselho Executivo da Escola E B 2 3 de Marinhas pela cedência das excelentes instalações e aos pais por confiarem os seus filhos (o seu bem mais precioso) a esta equipa de dirigentes.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Precisamos de si, para o agrupamento...


Como é do conhecimento de todos aqueles que vão, quando convocados, aos Conselhos de Pais, e daqueles que nos vão acompanhado regularmente, o agrupamento quer crescer. Crescimento esse que nem tanto tem a ver com o número mas principalmente com a qualidade do escutismo que praticamos. Para essa qualidade aumentar ainda mais, necessita o agrupamento de crescer sobretudo em recursos adultos, para que a metodologia e progresso escutista sejam melhor aplicados de forma a que as tarefas inerentes à aplicação dessa mesma metodologia e à própria gestão do agrupamento sejam repartidas não sobrecarregando alguns de nós. Sabíamos quando reactivamos o agrupamento com o número de adultos que contávamos e com as dificuldades que encontraríamos, mas também tínhamos a certeza que pelo menos no ano escutista de 2009 / 2010 iríamos ter que pensar na III Secção (os pioneiros). Esta equipa conta actualmente com seis dirigentes e um assistente (padre), que pelos motivos tanto pessoais, de saúde, profissionais ou académicos, regularmente não tem contado com todos nas reuniões semanais, inviabilizando por exemplo a possibilidade de outros se ausentarem para cursos de aprofundamento pedagógico com vista ao tal crescimento da qualidade.


Decidiu a Direcção do Agrupamento no passado dia 30 de Janeiro, na sua reunião mensal, abrir uma “campanha” de recrutamento de adultos (futuros dirigentes) para o agrupamento.
Apelamos a todos os que gostam de ajudar os mais novos no seu crescimento e progresso, àqueles que sentem um gosto especial pela Natureza e o ar livre, e que tenham disponibilidade em aprender mais e ensinar os mais novos, que entrem em contacto com a direcção do agrupamento para uma conversa (in) formativa.


Este apelo inclina-se também para os pais que queiram ajudar os dirigentes nesta missão, e, porque não, para antigos dirigentes que, desde que seja possível, pretendam regressar ao activo.


Nota: Divulgue esta informação caso conheça alguém que possa estar interessado.


Uma Canhota a todos;


Pela Direcção do Agrupamento,
O chefe de agrupamento
Pedro Rocha

domingo, 1 de fevereiro de 2009

PERFIL HUMANO E CRISTÃO DO DIRIGENTE DO CNE

O DIRIGENTE DEVE:

1. Ser pessoa com estabilidade:
- humana
- social
- afectiva
- económica (se possível)
- de emprego


2. Ter uma vida familiar equilibrada, seja
solteiro ou casado…


3. Ser pessoa:
- com boas qualidades intelectuais
- com bom senso
- com discernimento


4. Ser pessoa:
- de bem
- respeitada por todos
- de bom carácter
- amante da verdade
- vertical sem ser rígida
- capaz de dialogar
- aberto à novidade
- capaz de distinguir, no novo, o que é bom daquilo
que é moda fugaz e passageira


5. Ser pessoa:
- interessada em actualizar os seus
conhecimentos
- não usar o "vestido" do baptismo ou o "fato" da
1ª Comunhão
- não ser escuteiro de p. f. (prato feito)


6. Ser pessoa:
- não propensa a mexericos e intrigas
- com espírito de concórdia e de paz


7. Ser pessoa:
- firme sem ser intransigente
- versátil sem ser volúvel


8. Ser pessoa:
- que ame entranhadamente a juventude
- capaz de dialogar com os jovens
- capaz de ouvir os jovens
- capaz de se fazer ouvir pelos jovens


9. Ser pessoa:
- homem ou mulher de fé, tão profunda quanto
possível
- homem ou mulher de oração e prática religiosa
exemplar
- homem ou mulher modelo, para os escuteiros
ou não


10. Sem bons dirigentes não pode haver bom
Escutismo; sem bons educadores não pode
haver boa educação. "Ninguém pode dar
aquilo que não tem". "Sem ovos não se fazem
omeletes".


In Carta de Fraião nº 10


Pde Manuel Fonte (falecido em Novembro de 2007)
Ex-Assistente Nacional do CNE e Ex-Assistente do Núcleo do Cego do Maio (ao qual pertencemos)