domingo, 28 de março de 2010

Notícia sobre o acantonamento pela Alcateia 63 - São Francisco de Assis

"Acantonamento de 20 e 21 de Fevereiro de 2010

No passado fim-de-semana de 20 e 21 de Fevereiro de 2010, o Agrupamento 301 de Santa Maria dos Anjos – Esposende, foi acantonar com o propósito de celebrar o nascimento de Baden Powel (fundador mundial do escutismo).
O local escolhido para o evento foi a ASCRA (Instituição de Solidariedade Social) em Apúlia.
A Alcateia 63 de São Francisco de Assis do Agrupamento 301, resolveu relatar o acontecimento.
O dia começou cedo. Às 8h30 já estávamos a chegar à sede com muita vontade de acantonar, de nos divertirmos com Jesus e de aprendermos.
O autocarro da Santa Casa da Misericórdia veio buscar-nos às 9 horas. Fomos para a ASCRA juntamente com os chefes António e José.
Assim que lá chegamos, estendemos os sacos-cama nos quartos destinados (um para os rapazes e outro para as raparigas).
Quando chegaram os restantes escuteiros do Agrupamento, começamos as actividades com a formação de bandos e patrulhas e uma oração conjunta.
Depressa chegou a hora do almoço de partilha.
O local era agradável e a conversa, boa disposição e espírito escutista foram uma constante.
Depois do almoço, reunimo-nos numa sala grande da ASCRA e fizemos vários jogos, dos quais o mais divertido foi o “Jogo do Quim”.
De seguida tiveram lugar as actividades de secção.
Nós, lobitos, estivemos a fazer vários jogos engraçados, divertidos e cansativos, como a “Salada de fruta”, “Almofada”, “Detective”,…
Enquanto isso, vimos os exploradores a montar tendas no exterior.
Posteriormente, vimos uma apresentação em PowerPoint relativa à vida de B.P. e à sua ligação ao Escutismo. Foi muito interessante!
Chegou a hora do lanche e depois disso foi tempo de ensaiarmos para o Fogo do Conselho, enquanto as Patrulhas cozinhavam juntamente com os chefes Margarida e António. A variedade de ementas foi muito grande. O jantar estava delicioso. Depois de tudo arrumado, estava na hora de se preparar o Fogo do Conselho, que contou com a participação de todos os elementos presentes e com as habituais “maluquices” dos chefes. Mais uma vez a boa disposição e os cânticos escutistas marcaram a sua presença.
A noite foi um pouco mal dormida… mas correu bem.
No Domingo de manhã, tomámos o pequeno-almoço que foi preparado pelos chefes e pelos cozinheiros das patrulhas e depois de começarmos a arrumar as nossas coisas, fomos à Missa.
Após a Eucaristia, regressamos à ASCRA e acabamos de arrumar tudo.
Às 12h30 já tínhamos regressado à sede, com muito cansaço, é verdade, mas também com a sensação de missão cumprida e vontade de repetir experiências destas.
O nosso muito obrigado a todos quanto tornaram este acantonamento possível e sempre ao nosso companheiro de todas as horas, DEUS."

Alcateia 63 de São Francisco de Assis - Esposende