segunda-feira, 28 de março de 2011

Acantonamento de 16 e 17 Abril 2011

O tema deste Acantonamento será “BP, o Pai do Escutismo” e devido a uma questão de gestão do espaço a utilizar, o acantonamento será realizado nos próximos dias 16 e 17 de Abril em Darque.
A inscrição deverá ser entregue e paga até ao dia 2 de Abril, de maneira a organizar devidamente toda a logística envolvida na actividade.
De forma a optimizar o material a ser levado pelos escuteiros, evitando sobrecargas de peso do seu educando, segue uma lista de material necessário bem como de material optativo (não obrigatório) a levar.

Material a levar:

Higiene pessoal
 Toalha (pequena para rosto ou média para banho)
 Escova e pasta de dentes
 Sabonete (numa caixa própria, de plástico) ou gel de banho
 Rolo papel higiénico

Para Alimentação
 Cantil (quem tiver)
 Copo (de plástico)
 Prato fundo (de plástico)
 Talheres (faca, garfo e colher – Atenção – Proteger a faca com rolha de cortiça no caso de esta ser de bico)

Roupa e calçado
 1 Muda de roupa interior
 Fato de treino (substitui o pijama para dormir e é mais prático)
 Calçado confortável (além das botas de campo calçadas, podem levar umas sapatilhas para descanso)
 Uniforme de campo (levar também umas calças de ganga porque podem acontecer imprevistos, sem esquecer a camisola dos Scouts do uniforme para o frio e do chapéu para o sol)

Vários
 Mochila de alças (não de mão)
 Saco-cama
 Almofada (preferência de encher)
 Colchonete
 Lanterna (Quem tiver)
 Caderno
 Caneta e/ou lápis
 1 Saco plástico para roupa suja
Em tempo de chuva (Mais vale prevenir)
 Casaco impermeável (Kispo)


Avisos:

Quem tiver recomendações sobre algo de saúde, medicamentos que precisam tomar ou outro assunto devem falar com os chefes e levar os medicamentos necessários.
A concentração de escuteiros é na sede às 8h30 do sábado dia 16 de Abril e com chegada à sede no Domingo, dia 17 de Abril pelas 12h30.
Apenas têm que trazer almoço para sábado e o material descrito neste aviso.
A actividade terá um custo de €5,00 por elemento. Inclui o combustível para transporte, lanche, jantar, pequeno-almoço de domingo e restantes despesas ligadas à actividade.
O uso de telemóvel está declarado proibido durante o acampamento tendo os escuteiros que os manter desligados. No sábado, só poderão usá-lo entre as 18h30 e as 20h30. Qualquer outro contacto de carácter urgente poderá ser feito em qualquer horário com os Chefes das respectivas secções:
Chefe de Alcateia – Margarida Praia – 96 475 03 56
Chefe de Expedição – José Ferreira – 91 459 22 66
Chefe de Comunidade – Pedro Rocha – 91 757 23 33

Certos que deixarão os vossos filhos participar no acantonamento e que os irão inscrever a tempo, estamos:

Sempre Alerta para SERVIR;
P’lo Chefe de Agrupamento;
O Secretário;
José Ferreira

quarta-feira, 23 de março de 2011

NOVA DATA (2 de Abril) - DIA DOS PAIS ESCUTISTA


Como têm reparado, a nossa sede necessita de ajuda de todos para o renascer do espaço frio e monótono em que se encontra. Para resolver (em parte) os problemas com que nos deparamos, lançamos o dia dos pais escutistas inicialmente afecto aos exploradores e agora extensível a todo o agrupamento. No próximo dia 02 de Abril (Sábado), com início às 10h, iremos pôr mãos à obra e para isso contámos com todos os escuteiros e respectivos pais para ajudar na renovação deste espaço que é de todos nós. Como tarefas para serem executadas no dia 2 iremos precisar de:

Confecção/preparação de alimentação; Limpeza e arrumação do material existente; Raspagem e alisamento de paredes; Pinturas base; Pinturas temáticas; Iluminação; Bricolage; Montagem madeiras; etc… Necessitamos para a renovação do seguinte material que podem providenciar caso conheçam alguém que arranje: 8 tábuas (120x30x2 cm); 6 suportes fixos para prateleira; 12 suportes articuláveis para prateleira; 4 placard cortiça (40 x 30 cm); lixa para madeira; verniz protecção madeiras; tintas de cores variadas (Verde, Preto, Vermelho, Castanho, Amarelo); 1 lata de tinta branca para paredes e tectos (+Tinta branca anti-fungos); Massa reparar paredes; Pincéis; Rolos + tabuleiro; Diluente; etc.

Saudações Escutistas,
19 de Março de 2011
Chefe do Grupo Explorador
____________________________
Lobo Curioso
(Ch. José Ferreira)

domingo, 13 de março de 2011

Mensagem de D. Jorge para a Quaresma











A Quaresma é um tempo de particular intensidade litúrgica e espiritual na vida cristã. É a longa travessia do Deserto que nos leva a comer o maná da hospitalidade. É o caminho da Transfiguração que nos conduz ao suave odor da manhã de Páscoa. É o desafio a percorrer a via de Emaús segundo “os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5). O tempo quaresmal “não é um rito do passado, mas encontro com Cristo que informa a existência do baptizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela graça, que o leve, a alcançar a estatura adulta de Cristo” (Bento XVI, Mensagem para a Quaresma 2011).

Ao longo dos domingos da quaresma somos convidados a antecipar o caminho de Emaús, a entrar na Casa da Palavra, e a montar a tenda que nos abre à intimidade com Deus. Não tenhamos receio de “entrar mais dentro da espessura, façamos uma tenda, uma pausa breve que antecipe a Páscoa e nos esclareça acerca do segredo e da glória de Deus inacessível na face do Cristo, ícone de Deus” (J. A. Mourão).

Qual o caminho a seguir?

“Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?” (Bento XVI, Mensagem para Quaresma 2011).

Vivemos (d)a Palavra para encontrar a frescura narrativa e poética da Palavra incarnada, para construir caminhos de amizade com o Senhor da Vida e fazer da Igreja, Casa, onde a Palavra habita para ser acolhida, vivida e anunciada como libertação do humano ferido. É o lugar penitencial onde as cinzas reduzidas a pó exalam o perdão e a reconciliação de uma humanidade ávida da misericórdia infinita de Deus.

A Igreja, Casa da Palavra

Assumir o itinerário da Palavra, de modo particular no tempo quaresmal, exige, assim, de todos a responsabilidade de fazer da Igreja, universal e local, Casa da Palavra. «A Palavra de Deus tem uma sua casa no Novo Testamento: é a Igreja que tem o seu modelo na comunidade-mãe de Jerusalém, […] e que hoje […] continua a ser custódia, anunciadora e intérprete da Palavra. Lucas, nos Actos dos Apóstolos, traça-lhe a arquitectura baseada em quatro colunas ideais: Eram perseverantes no ensino dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações» (Plano Pastoral Arquidiocesano).

A Igreja diocesana só será Casa da Palavra se se deixar renovar continuamente pela acção do Espírito Santo; se gerar vida nova e corações disponíveis para a acolher amorosamente a luz da ressurreição do Filho do Homem; se gerar uma comunidade-lar onde as pessoas se sintam acolhidas e amadas com dignidade, nas suas dores e angústias, alegrias e esperanças; se festejar em torno da mesa eucarística e celebrar a presença do encontro renovador com o Senhor da Vida; se assumir o ensino apostólico, a comunhão fraterna, a partilha do pão e a oração como as colunas que sustentam toda a acção eclesial.

Mas para tudo isso será fundamental testemunhar de viva voz a atitude do cego de nascença: “Creio, Senhor” (Jo 9,38). É neste sentido que proponho o itinerário da Palavra como caminho de renovação espiritual de cada cristão e das comunidades cristãs da nossa Diocese, no sentido de assumirmos a fé como compromisso quotidiano rumo à beleza do mistério pascal.

· Primeira Semana: a Palavra no anúncio, na catequese e na homilia (Evangelho das Tentações);

· Segunda Semana: a Palavra na celebração Eucarística (Evangelho da Transfiguração);

· Terceira Semana: a Palavra na oração, e particularmente, na Lectio Divina (Evangelho da Samaritana);

· Quarta Semana: A Palavra como proposta para uma maior comunhão e solidariedade entre todos (Evangelho do Cego de Nascença);

· Quinta Semana: a Palavra geradora de vida e transfiguração na vida dos crentes e na pastoral (Evangelho da Ressurreição de Lázaro).

Igreja, Casa da Fraternidade

Vivendo assim nesta Casa, onde aprendemos a ser família, que dialoga e exercita o dom da gratuidade e da fraternidade, estaremos mais sensíveis ao jejum, à esmola e à oração. Uma pedagogia que se adquire na captação do Amor profundo de Deus pela humanidade. Um itinerário tradicional refrescado pela Palavra de Deus de cada domingo que poderá ajudar as comunidades cristãs e os movimentos apostólicos da nossa Diocese a crescerem na adesão a Cristo e à gratuidade do Reino.

Nesta correspondência ao Evangelho, peço, por isso, que a Quaresma intensifique o nosso sentido de partilha e fraternidade em tempos de emergência social.

Assim, o Contributo Penitencial da nossa Diocese reverterá em primeiro lugar a favor do Fundo Partilhar com Esperança. Agradeço, desde já, a todos os sacerdotes, leigos e comunidades que contribuíram generosamente para este fundo de apoio social. A segunda finalidade do nosso Contributo Penitencial irá para a Diocese de Luena, Angola, que já teve seminaristas entre nós, e nos disponibilizou um sacerdote, para reconstruir três igrejas paroquiais com alguns espaços para a acção catequética e social.

Igreja, Casa do Amor Voluntário

A vida e morte de Cristo aponta-nos o caminho da doação e do seguimento incondicional de Deus-Pai. Neste Ano Europeu do Voluntariado recordo que a Palavra vivida leva à entrega de si no amor ao próximo e suscita a alegria de servir as comunidades e as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade, nomeadamente crianças, idosos e pessoas portadoras de incapacidade física e mental. Pessoas estas que necessitam da visita amiga, da água da samaritana e da presença transfiguradora do amor inesgotável de Deus no amor humano.

Na Casa, Páscoa Feliz para Todos!

Será portanto oportuno fazer de cada coração humano uma casa cheia de ternura, de amizade e esperança para anunciar que Cristo está vivo e sempre pronto a libertar-nos da nossa auto-suficiência, abrindo-nos ao amor do Pai e à reconciliação com os irmãos.

Caminhemos na Esperança rumo ao domingo de Páscoa, que anuncia a vitória de Cristo sobre a morte e a abertura de caminhos novos de justiça e de paz no mundo. Façamos com que a Boa-Nova do Reino ecoe até aos confins da terra e permaneça firme em nós a esperança do Ressuscitado. Seguindo a Cristo, façamos da nossa existência, e da Igreja, uma autêntica e renovadaCasa habitada pela Palavra.

Braga, 3 de Março de 2011

Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

segunda-feira, 7 de março de 2011

Estandartes Quaresma / Páscoa

«1 Estandarte, 2 Mensagens» é o conceito que orienta em génese a ideia deste estandarte de dupla face e que permite que seja colocado nas ruas e varandas durante a Quaresma e durante a Páscoa.
O Agrupamento de Escuteiros de Esposende possui alguns estandartes p/ venda tendo um custo de 10 €.
Os interessados devem dirigir-se junto do agrupamento, de algum dos Chefes ou ainda do sacristão da igreja.
Esperamos que o Estandarte possa ser usado para fortalecer os ensinamentos do período Quaresmal, e que, no Domingo de Páscoa, possa ser virado e em comunidade potenciar a Alegria da Celebração da Ressurreição.