quarta-feira, 20 de julho de 2011

WOSM recebe Prémio Internacional


A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian à World Organization of the Scout Movement (Organização Mundial do Movimento Escutista).
O júri, constituído por Jorge Sampaio, Fernando Henrique Cardoso, Hubert Vedrine , Vartan Gregorian e José Gomes Canotilho, decidiu distinguir esta instituição, reconhecendo o seu inestimável contributo para o diálogo e a aproximação entre as diferentes culturas e religiões.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ficha para INSCRIÇÃO ACARGU 2011


No link em baixo, há acesso para a ficha de inscrição no ACAGRU para quem perdeu ou não veio à reunião passada. O mesmo documento encontra-se na parte lateral direita onde diz Documentos.

Esta ficha tem que ser entregue até sábado dia 16 de Julho sem falta.

Ficha de Inscrição aqui

42 anos de escutismo em Esposende


Os dias 2 e 3 de Julho foram o apogeu dos festejos do Agrupamento 301 dos Escuteiros de Esposende.
No dia 2 de Julho a exposição “42 anos de História(s)”foi oficialmente aberta no salão paroquial de Esposende gerando bastante entusiasmo e contando com a afluência de inúmeras pessoas. Esta exposição, que irá permanecer aberta até Agosto,teve como objectivo principal realizar uma retrospecção das três fases da actividade do agrupamento desde a sua fundação datada de 25 de Maio de 1969, a primeira reactivação em 28 de Abril de 1995 e a mais recente reactivação em 28 de Setembro de 2008 que perdura até aos dias de hoje.
Ao início da noite realizou-se a vigília solene no espaço envolvente da Igreja Matriz de Esposende, com uma imensa moldura humana presente que justificou a aposta em partilhar este momento com a comunidade num espaço aberto. Apesar da queda de alguns pingos de chuva, a chama do escutismo manteve-se acesa, patente no compromisso que os escuteiros assumiram, demonstrada na prática através da vivência escutista e dos momentos partilhados durante a vigília.
A eucaristia de domingo contou com a presença de escuteiros de outros agrupamentos e de entidades locais, para além dos pais e familiares dos escuteiros, que vivenciaram o compromisso da promessa dos nossos escuteiros para com Deus, a igreja e a pátria.
Este compromisso foi assumido pelos noviços e aspirantes das três secções existentes no agrupamento (lobitos, exploradores e pioneiros).
Após o término da cerimónia, realizou-se uma romagem ao cemitério para relembrar todos os escuteiros falecidos que passaram pelo agrupamento 301 de Esposende.
A próxima etapa foi tirar a fotografia de Agrupamento para mais tarde recordar, quiçá daqui a 42 anos.
Concluíram-se os festejos com um “Porto de Honra” em que se cantou os parabéns ao agrupamento dando graças pela sua actual vitalidade e que perdure por muitos e bons anos escutistas, estando os elementos deste agrupamento “Sempre Alerta para Servir”.

José Ferreira