sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Circular nº003/2009/2010

Convocatória


Conforme já informado na Circular nº001/2009/2010, vem a direcção do Agrupamento 301 – Esposende do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, convocar todos os pais e/ou encarregados de educação para o Conselho de Pais a realizar este sábado dia 26 de Setembro de 2009 pelas 21h30 na sede do agrupamento (Salão Paroquial)

Relembramos e sublinhamos a importância que tem a presença de todos. Na impossibilidade de os pais e/ou encarregados de educação estarem presentes, solicitamos a presença de um familiar adulto que possa inteirar-se dos assuntos que vão ser tratados.

A ordem de trabalhos será fornecida no inicio do Conselho, contudo podemos adiantar que servirá para divulgar o PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES, bem como informar as cotas e forma de pagamento, eventuais alterações na chefia, bem como transmitir quais os lobitos que irão efectuar a passagem para os Exploradores.


Nota: O Conselho de Pais é o local por excelência para questionar, criticar, sugerir, ajudar, sobre a vida do Agrupamento. Ajude-nos a ajudar no crescimento dos seus filhos.

Pela Direcção do Agrupamento;
A Secretária/Tesoureira;
Margarida Praia

Circular nº002/2009/2010

Abertura do Ano Escutista - BRAGA


No próximo domingo dia 4 de Outubro, à semelhança do ano transacto, vai realizar-se desta feita em Braga, a Abertura Oficial do Ano Escutista 2009/2010.

Esta é já uma actividade característica de toda a Região de Braga pela sua grandiosidade e simbolismo. Esta actividade conta sempre com a presença de milhares de escuteiros de todas as idades que passam um dia de convívio cheio de jogos, boa disposição, troca de experiências e espírito escutista.

Nesse sentido entendeu a Direcção do Agrupamento, no seu Plano Anual, incluir mais uma vez esta actividade para participarmos nesta festa do escutismo.

Solicitamos que impreterivelmente até dia 26 de Setembro procedam à inscrição através do anexo e efectuando um pagamento de €2,00 para o transporte.

Deverão levar merenda para meio da manhã, almoço, e lanche para a tarde.

Deverão ainda levar o uniforme de cerimónia, mas se preferirem poderão levar calções. De forma a criar regras e evitar dúvidas, informamos que uma vez que vamos de camisa, devem levar boina e não o chapéu.

Encontro na sede pelas 8h, com chegada prevista pelas 18h45.

Pela Direcção do Agrupamento;
A Secretária/Tesoureira;
Margarida Praia

Objectivos para 3 anos

No passado dia 7 de Agosto houve eleições para Chefe de Agupamento para o próximo triénio. No entanto surgiu apenas um candidato, o dirigente Pedro Rocha que já exercia a função de Chefe de Agrupamento. O candidato foi eleito por unanimidade com 7 votos a favor. Divulga-se aqui para conhecimento geral os objectivos do Chefe de Agrupamento para 3 anos.

Objectivos Gerais da Candidatura / Plano de Acção:

Esta candidatura tem como principal objectivo estabilizar a vida do agrupamento neste próximo Triénio 2009 / 2012 e obter um crescimento sustentável do mesmo, quer em quantidade quer em qualidade.
Para isso pretende-se com esta candidatura:

 Desenvolver as capacidades e competências dos adultos do agrupamento proporcionando a sua formação escutista e aumentar ao seu efectivo.

 Promover a preservação do Ambiente e da Natureza e a prática de actividades que promovam essa mentalidade.

 Proporcionar ao agrupamento um escutismo mais saudável, mais activo e mais pedagógico através do Método Escutista do “Jogo” e do “Aprender Fazendo”.

 Transformar a sede num espaço mais agradável, acolhedor e que seja suficiente para todo o efectivo.

 Dotar o agrupamento de recursos materiais e financeiros suficientes à sua autonomia em actividades que participe e/ou desenvolva.

 Privilegiar a Patrulha como instrumento para a concretização de um Escutismo de pequenas sociedades responsabilizando-a pela vida da mesma e dotando-as de cantos autónomos.

 Acompanhar o RAP e a sua implementação no nosso Agrupamento logo que nos seja solicitado/proposto.

 Promover o verdadeiro conhecimento do escutismo no seio da nossa comunidade local/paroquial afirmando o movimento como um instrumento de crescimento saudável para as nossas crianças e jovens como complemento à família, escola e catequese.

 Criar o cumprimento do quadro normativo do C.N.E. e das orientações, nomeadamente para as áreas de Gestão, Organização e Recursos Financeiros;

 Implementar o uso do PAL como instrumento de gestão / organização / programação e avaliação, responsabilizando todo o efectivo pelo seu cumprimento.

 Promover um bom e saudável diálogo entre a chefia do agrupamento e os pais. Criar junto destes a Comissão de Pais.

 Aumentar e promover novas dinâmicas de Animação da Fé.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Circular nº001/2009/2010

Avisos aos Pais e Encarregados de Educação

Na próxima quinta-feira dia 10 de Setembro, entendeu a direcção do Agrupamento, incluir no seu Plano Anual de Actividades, uma visita à 1ª e única Fábrica de Reciclagem de Cortiça, situada em Mozelos, Santa Maria da Feira.
Com esta visita em tempo de férias pretendemos motivar os nossos escuteiros e consequentemente os seus familiares para a separação de rolhas de cortiça para posterior reciclagem e reutilização. É também nossa intenção entregar em mãos as centenas de garrafões de rolhas de cortiça angariadas pelo agrupamento no âmbito da campanha realizada em parceria com a Associação Ambiental Quercus e o Corpo Nacional de Escutas.
Deverão estar na sede pelas 8h45 com uniforme de campo. A chegada está prevista pelas 12h30 /13h.
Se assim entenderem deverão levar algo para merendar a meio da manhã.

Mais informamos os pais que as reuniões semanais começarão no próximo sábado dia 19 de Setembro com novo horário ajustado - 16h30 terminando às 18h.

Fica desde já o aviso para que agendem a noite de sábado dia 26 de Setembro para um Conselho de Pais, pelas 21h30.

Pela Direcção do Agrupamento;
O Chefe de Agrupamento;
Pedro Rocha

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

MARCHA DA LUZ - Póvoa do Varzim - este Sábado....

Caríssimos pais e Encarregados de Educação:

No próximo Sábado, dia 5 de Setembro, irá realizar-se na Marginal Norte da Póvoa de Varzim (Rua entre as piscinas do Desportivo e o estádio do Varzim) a actividade comemorativa dos 85 anos do Núcleo Cego do Maio (de que faz parte o nosso agrupamento), denominada Marcha da Luz.
Trata-se da representação da vida de Cristo em carros alegóricos, cada um deles subordinado a uma temática. O carro alegórico do nosso agrupamento e do agrupamento das Marinhas é a Ressurreição.
A fim de participarmos devidamente nesta actividade, solicitamos que todos os elementos do agrupamento compareçam na sede pelas 19h15 de Sábado, uniformizados com camisa, calções, lenço, jarreteiras e boina. É importante que todos os escuteiros tenham jantando às 19h15, uma vez que actividade na Póvoa começará pelas 21horas (impreterivelmente) e terá o seu término por volta das 23h30, 00h00.
O transporte de Esposende/Póvoa, Póvoa/Esposende será feito num autocarro da Câmara Municipal. Dependendo do número de elementos presentes (existem elementos ausentes de férias com os pais) poderá ser necessário o auxílio dos pais para o transporte de elementos restantes. Agradecemos desde já a sua colaboração e compreensão.
São convidados a assistir a esta actividade toda a família, amigos e conhecidos dos escuteiros de todos os agrupamentos pertencentes ao Núcleo Cego do Maio.
Qualquer dúvida contacte a chefe Margarida Praia através do número de telemóvel 964750356
Uma canhota.
Margarida Praia