domingo, 25 de dezembro de 2011
domingo, 4 de dezembro de 2011
A Solidariedade aquece Corações
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Campanha de Solidariedade
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Obrigado
domingo, 23 de outubro de 2011
Aconteceram as passagens de secção e adesão de alguns novos escuteiros no 301
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
domingo, 2 de outubro de 2011
ABERTURA REGIONAL DO ANO ESCUTISTA 2011 – 09/10/2011
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Dia europeu sem carros - 22 de Setembro
Para quando uma mudança de atitude?
1 - Um litro de gasolina pesa cerca de 0.8 kg,mas quando queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigénio atmosférico e produz cerca de 8.5 kg de dióxido de carbono!
2 - A poluição gerada pelos veículos de uma família com mais do que um automóvel é, na maior parte das vezes, superior à poluiçãogerada pela sua utilização de energia, produção de resíduos e outras actividades domésticas!
3 - Em 1996 entraram na cidade de Lisboa cerca de 300 mil veículos por dia, oque significa um acréscimo de cerca de 6.5% relativamente a 1980!
4 - Oscarros são, em conjunto com as centrais eléctricas, os principais produtores de dióxido de carbono - actualmente, cerca de 500 milhões de veículos em todo o mundo emitempara a atmosfera cerca de 4 biliões de toneladas de dióxido de carbono
5 - O número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao dapopulação mundial, prevendo-se que existam 2 biliões em todo o mundo no ano 2030!
6 - Os carros consomem mais de metade de todo o petróleo produzidomundialmente!
7 - Na Alemanha, a Agência de ProtecçãoAmbiental estimou os custos dos danos causados pela poluição ambiental causadapelos automóveis em cerca de 21 milhões de marcos (2 142 milhões de contos) por ano!
8 - Se 10% da população que sedesloca de carro para Lisboa passasse a utilizar os transportes públicos, seriamemitidas, por ano, menos 7 301 toneladas de monóxido de carbono, 120 toneladasde óxidos de azoto e 45 913 toneladas de dióxido de carbono!
9 - Nos engarrafamentos de trânsito, a qualidade do ar é muitas vezes pior nointerior dos veículos do que no exterior, porque os escapamentos dos carros dafrente são directamente"bombeados" para o interior do carro de trás pelo sistema deventilação!
10 - Em Los Angeles, existem cerca de 8 milhões de veículos, que sãoresponsáveis por 97% dos deslocamentos naquela cidade.
11 - Na França, calculou-se que na região de Paris, são perdidas, por dia, umtotal de 7 milhões de horas de trabalho devido aos engarrafamentos, o que é exactamente o tempo de trabalho da população de Lyon.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Em férias....
Com a já tradicional Procissão da Senhora da Saúde terminou o Ano Escutista 2010/2011 para o nosso 301. Agora é tempo de avaliar o Ano, fechar as contas e virar a página para a preparação do próximo ano escutista que queremos seja igual ou melhor (certamente) que este. Alertamos para o facto de haver muitas cotas por liquidar e igualmente alguns calendários, etc... O Chefe Pedro continuará contactável para recepcionar as quantias em atraso até ao próximo dia 31 de Agosto se possível. O Grupo Pioneiro vai ter ainda a sua actividade de Verão do Núcleo nos próximos dias 2,3 e 4 de Setembro em Arcos de Valdevez.
O inicio do ano escutista acontecerá no final de Setembro em data a anunciar.
Até lá.
domingo, 31 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
WOSM recebe Prémio Internacional
A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian à World Organization of the Scout Movement (Organização Mundial do Movimento Escutista).
O júri, constituído por Jorge Sampaio, Fernando Henrique Cardoso, Hubert Vedrine , Vartan Gregorian e José Gomes Canotilho, decidiu distinguir esta instituição, reconhecendo o seu inestimável contributo para o diálogo e a aproximação entre as diferentes culturas e religiões.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Ficha para INSCRIÇÃO ACARGU 2011
No link em baixo, há acesso para a ficha de inscrição no ACAGRU para quem perdeu ou não veio à reunião passada. O mesmo documento encontra-se na parte lateral direita onde diz Documentos.
Esta ficha tem que ser entregue até sábado dia 16 de Julho sem falta.
Ficha de Inscrição aqui
42 anos de escutismo em Esposende
Os dias 2 e 3 de Julho foram o apogeu dos festejos do Agrupamento 301 dos Escuteiros de Esposende.
No dia 2 de Julho a exposição “42 anos de História(s)”foi oficialmente aberta no salão paroquial de Esposende gerando bastante entusiasmo e contando com a afluência de inúmeras pessoas. Esta exposição, que irá permanecer aberta até Agosto,teve como objectivo principal realizar uma retrospecção das três fases da actividade do agrupamento desde a sua fundação datada de 25 de Maio de 1969, a primeira reactivação em 28 de Abril de 1995 e a mais recente reactivação em 28 de Setembro de 2008 que perdura até aos dias de hoje.
Ao início da noite realizou-se a vigília solene no espaço envolvente da Igreja Matriz de Esposende, com uma imensa moldura humana presente que justificou a aposta em partilhar este momento com a comunidade num espaço aberto. Apesar da queda de alguns pingos de chuva, a chama do escutismo manteve-se acesa, patente no compromisso que os escuteiros assumiram, demonstrada na prática através da vivência escutista e dos momentos partilhados durante a vigília.
A eucaristia de domingo contou com a presença de escuteiros de outros agrupamentos e de entidades locais, para além dos pais e familiares dos escuteiros, que vivenciaram o compromisso da promessa dos nossos escuteiros para com Deus, a igreja e a pátria.
Este compromisso foi assumido pelos noviços e aspirantes das três secções existentes no agrupamento (lobitos, exploradores e pioneiros).
Após o término da cerimónia, realizou-se uma romagem ao cemitério para relembrar todos os escuteiros falecidos que passaram pelo agrupamento 301 de Esposende.
A próxima etapa foi tirar a fotografia de Agrupamento para mais tarde recordar, quiçá daqui a 42 anos.
Concluíram-se os festejos com um “Porto de Honra” em que se cantou os parabéns ao agrupamento dando graças pela sua actual vitalidade e que perdure por muitos e bons anos escutistas, estando os elementos deste agrupamento “Sempre Alerta para Servir”.
José Ferreira
quinta-feira, 7 de julho de 2011
domingo, 3 de julho de 2011
sábado, 25 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
domingo, 12 de junho de 2011
ALAIII 2011
Nos passados dias 11 e 12 de Junho, decorreu no Centro Escutista de Apúlia o quinto Alaiii – Acampamento de Alcateias do Núcleo Cego do Maio, que contou com a presença dos Agrupamentos de Beiriz, Esposende, Laúndos, Marinhas, Mar e Rates sob o imaginário: “Foi na Loja do Mestre André” e tema: “Alaiii no Mundo da Música”.
A nossa Alcateia fez-se representar com oito lobitos e três elementos da equipa de animação.
A boa disposição, alegria contagiante, camaradagem e música, presentes nos diversos jogos foram uma constante durante todo o acampamento. Os nossos lobitos viveram intensamente as máximas e leis escutistas que regem a 1.ª Secção, e nem o vento que se fez sentir, alterou o estado de espírito dos nossos elementos.
No Fogo do Conselho, a nossa Alcateia pôs toda a gente a cantar com a entoação de um “fenomenal”: “Mix dos Xutos e Pontapés” que contou com o já tão conhecido “BP” (Hino do Acantonamento de Agrupamento com a música “Para Ti Maria”) e “O Lobito na Loja do Mestre André” (com a música “Contentores”, cuja letra vos apresentamos de seguida:
O lobito na loja do Mestre André
Num belo dia
Um certo lobitinho
Que estava chateado
E tão sozinho…
Ai coitadinho.
Aborrecido, por nada estar a fazer
Que chatice estava a ser
aquele dia,
nada fazia.
Então resolveu cantar
Estava um instrumento a faltar
E ao Mestre André ele foi
Um instrumento comprar
Vamos a animar
Vamos a animar
Vamos a animar!!!
(BIS)
Fica a promessa que no próximo ano escutista haverá mais um Alaiii com um outro imaginário, que certamente nos fará sonhar mais e mais e nos levará a mais aventuras.
Até lá desfrutem da magia da música!
Loba Amiga, Margarida Praia
terça-feira, 7 de junho de 2011
domingo, 5 de junho de 2011
CAMPANHA DE RECICLAGEM DE RADIOGRAFIAS
A AMI realiza anualmente, desde 1996, a Campanha de Reciclagem de Radiografias.
A AMI apela para que a população em geral contribua deixando as suas radiografias com mais de 5 anos ou aquelas que já não têm valor de diagnóstico, em qualquer farmácia, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.
Há 15 anos que a AMI recolhe radiografias que recicla para uma dupla boa acção: Ajudar quem precisa com o dinheiro obtido com a prata recolhida das radiografias e reciclar um material que, se atirado para o lixo, pode ser poluente.
Entregue as suas radiografias na nossa sede.
Todos os SÁBADOS das 16:30h às 18:00h.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Os 42 participantes do acantonamento deste fim de semana
António João Ferreira Loureiro |
Margarida Andreia Graça Praia |
Miriam Leonor Dionísio Gomes |
José Alberto Nunes da Silva Ferreira |
Cristiana Daniela Araújo Sá |
Inês Alexandra Dias Gonçalves |
Inês Souto Braga Laranjeira |
João Manuel Miquelino dos Santos |
Paulo Manuel Miquelino dos Santos |
Sara Cristina Miranda da Silva |
Sara Marques Ferreira |
Tiago José Reis Loureiro Carvalho |
Cláudia Cristina Praia Barros Lima |
Maria Inês Gonçalves Teixeira e Sá |
Tiago Laranjeira Oliveira |
Diogo Alexandre Lemos Baptista Ferreira |
Alexandra Machado Venda |
Maria João Faria Venda |
Ana Cláudia Gomes da Costa |
Joana Jorge Costa Dourado |
Ricardo Jorge Costa Dourado |
Miguel Filipe Fangueirinho Pimenta |
Maria João Pereira da Silva |
Joel Filipe Pereira Batista |
Samuel Firmino Pereira Batista |
Daniela Dias Matos |
Sérgio Luís Amorim Leça |
Mariana Dias Matos |
Ana Beatriz Lima da Costa Ferreira Vale |
Maria Leonor Gonçalves Teixeira e Sá |
Paulo Filipe Barros Dias |
Pedro Alexandre Silva de Sousa |
Ana Rita Serra Rocha |
Diogo Fraguinha Coutada |
Bruno Miguel Brás Santos |
Inês Raquel Mota Cruz |
Guilherme do Vale Fangueirinho |
Luís Miguel de Sá |
Manuel Avelino Baptista de Sousa |
Maria Antónia Braga Laranjeira |
Luís Sá |
Pedro Miguel Ribeiro Rocha |
Lobitos | 4 | |
Exploradores | 24 | |
Pioneiros | 7 | |
Chefia | 7 | |
TOTAL | 42 |
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Hino do Acantonamento
BP (com a música Para ti Maria do Xutos e Pontapés)
Foi há cento e quatro anos
Que para os jovens educar
Criou BP o escutismo
E todos foram acampar!
Escolheram uma ilha
Cujo nome era Brownsea
Aventuras lá viveram
Que porreiro… (eu já vi)
Tendas montaram
Por patrulhas
Vivenciaram
Aventuras
Aprenderam
A conviver
E a natureza
Compreender
Thank you!!!
BP!!!
BP!!!
(bis)
segunda-feira, 28 de março de 2011
Acantonamento de 16 e 17 Abril 2011
quarta-feira, 23 de março de 2011
NOVA DATA (2 de Abril) - DIA DOS PAIS ESCUTISTA
domingo, 13 de março de 2011
Mensagem de D. Jorge para a Quaresma
A Quaresma é um tempo de particular intensidade litúrgica e espiritual na vida cristã. É a longa travessia do Deserto que nos leva a comer o maná da hospitalidade. É o caminho da Transfiguração que nos conduz ao suave odor da manhã de Páscoa. É o desafio a percorrer a via de Emaús segundo “os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5). O tempo quaresmal “não é um rito do passado, mas encontro com Cristo que informa a existência do baptizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela graça, que o leve, a alcançar a estatura adulta de Cristo” (Bento XVI, Mensagem para a Quaresma 2011).
Ao longo dos domingos da quaresma somos convidados a antecipar o caminho de Emaús, a entrar na Casa da Palavra, e a montar a tenda que nos abre à intimidade com Deus. Não tenhamos receio de “entrar mais dentro da espessura, façamos uma tenda, uma pausa breve que antecipe a Páscoa e nos esclareça acerca do segredo e da glória de Deus inacessível na face do Cristo, ícone de Deus” (J. A. Mourão).
Qual o caminho a seguir?
“Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?” (Bento XVI, Mensagem para Quaresma 2011).
Vivemos (d)a Palavra para encontrar a frescura narrativa e poética da Palavra incarnada, para construir caminhos de amizade com o Senhor da Vida e fazer da Igreja, Casa, onde a Palavra habita para ser acolhida, vivida e anunciada como libertação do humano ferido. É o lugar penitencial onde as cinzas reduzidas a pó exalam o perdão e a reconciliação de uma humanidade ávida da misericórdia infinita de Deus.
A Igreja, Casa da Palavra
Assumir o itinerário da Palavra, de modo particular no tempo quaresmal, exige, assim, de todos a responsabilidade de fazer da Igreja, universal e local, Casa da Palavra. «A Palavra de Deus tem uma sua casa no Novo Testamento: é a Igreja que tem o seu modelo na comunidade-mãe de Jerusalém, […] e que hoje […] continua a ser custódia, anunciadora e intérprete da Palavra. Lucas, nos Actos dos Apóstolos, traça-lhe a arquitectura baseada em quatro colunas ideais: Eram perseverantes no ensino dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações» (Plano Pastoral Arquidiocesano).
A Igreja diocesana só será Casa da Palavra se se deixar renovar continuamente pela acção do Espírito Santo; se gerar vida nova e corações disponíveis para a acolher amorosamente a luz da ressurreição do Filho do Homem; se gerar uma comunidade-lar onde as pessoas se sintam acolhidas e amadas com dignidade, nas suas dores e angústias, alegrias e esperanças; se festejar em torno da mesa eucarística e celebrar a presença do encontro renovador com o Senhor da Vida; se assumir o ensino apostólico, a comunhão fraterna, a partilha do pão e a oração como as colunas que sustentam toda a acção eclesial.
Mas para tudo isso será fundamental testemunhar de viva voz a atitude do cego de nascença: “Creio, Senhor” (Jo 9,38). É neste sentido que proponho o itinerário da Palavra como caminho de renovação espiritual de cada cristão e das comunidades cristãs da nossa Diocese, no sentido de assumirmos a fé como compromisso quotidiano rumo à beleza do mistério pascal.
· Primeira Semana: a Palavra no anúncio, na catequese e na homilia (Evangelho das Tentações);
· Segunda Semana: a Palavra na celebração Eucarística (Evangelho da Transfiguração);
· Terceira Semana: a Palavra na oração, e particularmente, na Lectio Divina (Evangelho da Samaritana);
· Quarta Semana: A Palavra como proposta para uma maior comunhão e solidariedade entre todos (Evangelho do Cego de Nascença);
· Quinta Semana: a Palavra geradora de vida e transfiguração na vida dos crentes e na pastoral (Evangelho da Ressurreição de Lázaro).
Igreja, Casa da Fraternidade
Vivendo assim nesta Casa, onde aprendemos a ser família, que dialoga e exercita o dom da gratuidade e da fraternidade, estaremos mais sensíveis ao jejum, à esmola e à oração. Uma pedagogia que se adquire na captação do Amor profundo de Deus pela humanidade. Um itinerário tradicional refrescado pela Palavra de Deus de cada domingo que poderá ajudar as comunidades cristãs e os movimentos apostólicos da nossa Diocese a crescerem na adesão a Cristo e à gratuidade do Reino.
Nesta correspondência ao Evangelho, peço, por isso, que a Quaresma intensifique o nosso sentido de partilha e fraternidade em tempos de emergência social.
Assim, o Contributo Penitencial da nossa Diocese reverterá em primeiro lugar a favor do Fundo Partilhar com Esperança. Agradeço, desde já, a todos os sacerdotes, leigos e comunidades que contribuíram generosamente para este fundo de apoio social. A segunda finalidade do nosso Contributo Penitencial irá para a Diocese de Luena, Angola, que já teve seminaristas entre nós, e nos disponibilizou um sacerdote, para reconstruir três igrejas paroquiais com alguns espaços para a acção catequética e social.
Igreja, Casa do Amor Voluntário
A vida e morte de Cristo aponta-nos o caminho da doação e do seguimento incondicional de Deus-Pai. Neste Ano Europeu do Voluntariado recordo que a Palavra vivida leva à entrega de si no amor ao próximo e suscita a alegria de servir as comunidades e as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade, nomeadamente crianças, idosos e pessoas portadoras de incapacidade física e mental. Pessoas estas que necessitam da visita amiga, da água da samaritana e da presença transfiguradora do amor inesgotável de Deus no amor humano.
Na Casa, Páscoa Feliz para Todos!
Será portanto oportuno fazer de cada coração humano uma casa cheia de ternura, de amizade e esperança para anunciar que Cristo está vivo e sempre pronto a libertar-nos da nossa auto-suficiência, abrindo-nos ao amor do Pai e à reconciliação com os irmãos.
Caminhemos na Esperança rumo ao domingo de Páscoa, que anuncia a vitória de Cristo sobre a morte e a abertura de caminhos novos de justiça e de paz no mundo. Façamos com que a Boa-Nova do Reino ecoe até aos confins da terra e permaneça firme em nós a esperança do Ressuscitado. Seguindo a Cristo, façamos da nossa existência, e da Igreja, uma autêntica e renovadaCasa habitada pela Palavra.
Braga, 3 de Março de 2011
† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz