sábado, 7 de março de 2009

Progresso Pessoal de cada escuteiro



Como bem sabeis, cada escuteiro tem o seu progresso pessoal. Desde que adere ao movimento deve fazer uma caminhada de forma a ter cada vez mais conhecimentos, desenvolver capacidades e adquirir competências. Cada equipa de animação (chefes) das unidades, preparam as suas actividades e reuniões de forma a tentar preencher todas as áreas e tarefas mínimas para que cada escuteiro progrida na sua "carreira" escutista e sinta cada vez mais vontade em saber mais e ser cada vez melhor, numa competição saudável.


Nesse sentido e de forma a ser mais fácil a todos de se orientarem colocou-se um novo link sobre o Progresso Pessoal, para que cada escuteiro possa ter uma ideia das tarefas que tem a fazer e noutros casos se propor a fazer, bem como daquilo que lhe é exigido saber para obter a insígnia do progresso da etapa quem que está.


Para terem uma ideia, cada secção quer seja os Lobitos, Exploradores, Pioneiros ou Caminheiros, tem o seu progresso dividido em 4 etapas:



  • Adesão (tem que estar completa para o escuteiro fazer a promessa)

  • Bronze

  • Prata

  • Ouro


Cada escuteiro deve fazer o possível por ter a etapa de ouro quando está a chegar a altura (por idade) de mudar de secção, sendo certo que nenhum deixa de transitar de secção se ainda estiver a fazer etapas do bronze por exemplo, mas de certo que será um escuteiro menos empenhado que outro que transite com a etapa de ouro completa.


Existe ainda algo que pode fazer um escuteiro diferente que são as Competências, nos Lobitos, Exploradores e Pioneiros, e as Especialidades nos Caminheiros. Cada escuteiro pode propor-se aos chefes para fazer as tarefas de uma (ou mais competências) para poder ser considerado um escuteiro especializado naquele tema.


Estão curiosos?

Óptimo, era esse o objectivo, visitem o link http://www.cne-escutismo.pt/progresso/index.htm que também está na barra de links úteis em CNE - Progresso Pessoal.


Canhotas a todos;






Sem comentários: