domingo, 29 de março de 2009

O Agrupamento e a Semana Santa


A direcção do Agrupamento de Esposende vem mais uma vez, como o tem feito, solicitar e incentivar a participação massiva de todos os escuteiros nas solenidades da Semana Santa. Esta participação deverá ser nos moldes daquela que todos os anos é solicitada às crianças em geral, nomeadamente na figuração das procissões que tanto engrandece a nossa Comunidade Paroquial.

Com esta participação pretende a direcção do agrupamento que todos os escuteiros vivam na plenitude o seu lema de SERVIR, neste caso servindo a sua comunidade local da forma que lhes é possível, mesmo que não estejam a usar o uniforme serão sempre escuteiros.

A direcção do Agrupamento reunida no passado dia 28 de Março comunica que decidiu não participar de uma forma activa (identificados como escuteiros) nas solenidades da Semana Santa com os restantes elementos que não participam como figurantes. Esta decisão deve-se ao facto de não ter sido solicitada qualquer ajuda ou participação, mesmo após nos termos colocado à disposição para o fazer servindo a comunidade paroquial a que pertencemos.

Lamenta a direcção do agrupamento que a nossa participação receasse alguns sobre a dificuldade em encontrar figurantes para as procissões ausentando-se assim a organização de solicitar a nossa participação e/ou ajuda. No entanto o agrupamento congratula-se com o facto de os cerca de 40 escuteiros que temos serem uma percentagem bem significativa do universo dos que participam nestas solenidades.


O Agrupamento tentará que todos os escuteiros assistam uniformizados no dia 9 de Abril às 17h - Quinta-Feira Santa - à Missa da Instituição da Eucaristia com a Cerimónia do "Lava-Pés"estando assim todo o agrupamento reunido em comunidade e na comunidade.


Esta direcção incentiva ainda a participação dos escuteiros e dos seus familiares na Via-Sacra Jovem que se vai realizar na próxima sexta-feira dia 03 de Abril. Terá inicio pelas 21h na Igreja Matriz de Esposende e que se dirigirá a S. Lourenço.

Escuteiro: Aparece, certo que irás SERVIR!

Continuamos;

Sempre Alerta para SERVIR

A Direcção do Agrupamento;

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Acantonamento Celebrar B.P. pelos olhos da Guia da Patrulha Lobo (Ana Cláudia)




"RELATÓRIO DO ACANTONAMENTO 21 E 22 DE FEVEREIRO:

Nos dias 21 e 22 de Fevereiro o agrupamento 301 de Esposende realizou um acantonamento no ciclo das marinhas para comemorar o aniversário de Robert Stephenson Smith Baden-Powell.
A partida ocorreu pelas 9h30m no dia 21, na sede dos escuteiros.


O percurso foi feito a pé, encabeçado pela chefe Margarida, Seguida os lobitos e dos exploradores.
Durante o percurso que demorou aproximadamente 2h houve forte animação não descurando no entanto os cuidados a ter para evitar problemas.
Chegados ao local descansamos, reunindo em seguida as respectivas patrulhas e bandos para organizar o Fogo de Conselho.
Ocupamos o tempo que precedia o almoço com diversos jogos, tomando nesse período um suplemento.
O almoço, partilhado, ocorreu por volta das 13h no exterior.
Depois do almoço fizemos a nossa higiene arrumamos as nossas coisas e demos inicio ao raide até a Capela de São Roque. O grupo já cansado da manhã achou-a um pouco cansativa.
A tarde passou-se com pequenos trabalhos, um lanche agradável a espera da carrinha que nos iria transportar.


As 18h participamos na igreja das marinhas e regressamos á escola.
Os cozinheiros, depois de escolhidos, prepararam o jantar com os chefes e os outros elementos preparam o Fogo de Conselho. Tomamos banho e jantamos.
O jantar foi bem-disposto e agradável.
Depois de cada um arrumar e lavar a sua louça, dirigimo-nos para o Fogo de Conselho.
Apresentamos peças, canções anedotas...
Foi uma noite divertida.
No fim do Fogo de Conselho e depois da oração da noite, utilizada pela Patrulha Lobo, recolhemos para um merecido descanso. Aliás todas as refeições foram também precedidas de uma oração.
No dia 22 a alvorada foi feita com tambores, por volta das 8h.
Depois de feita a higiene matinal e de fato de treino executamos a ginástica que foi orientada pelo Chefe António.
Enquanto os Chefes preparavam o pequeno-almoço nos arrumamos as nossas coisas.
No período fizemos mascaras (considerando a época em que nos encontrávamos), vimos um power point em filme sobre a vida de Robert Stephenson Smith Baden-Powell (focando o seu percurso nos escuteiros).
Quando o autocarro chegou despedimo-nos deixando o local melhor pelo menos mais limpo, do que o encontramos.
Chegamos á Sede cansados mas contentes pelas experiências e alegrias partilhadas.
A nossa espera encontravam-se os nossos pais também saudosos pelos dias que passaram sem nós. "


Ana Cláudia - Guia da Patrulha Lobo

sábado, 7 de março de 2009

Progresso Pessoal de cada escuteiro



Como bem sabeis, cada escuteiro tem o seu progresso pessoal. Desde que adere ao movimento deve fazer uma caminhada de forma a ter cada vez mais conhecimentos, desenvolver capacidades e adquirir competências. Cada equipa de animação (chefes) das unidades, preparam as suas actividades e reuniões de forma a tentar preencher todas as áreas e tarefas mínimas para que cada escuteiro progrida na sua "carreira" escutista e sinta cada vez mais vontade em saber mais e ser cada vez melhor, numa competição saudável.


Nesse sentido e de forma a ser mais fácil a todos de se orientarem colocou-se um novo link sobre o Progresso Pessoal, para que cada escuteiro possa ter uma ideia das tarefas que tem a fazer e noutros casos se propor a fazer, bem como daquilo que lhe é exigido saber para obter a insígnia do progresso da etapa quem que está.


Para terem uma ideia, cada secção quer seja os Lobitos, Exploradores, Pioneiros ou Caminheiros, tem o seu progresso dividido em 4 etapas:



  • Adesão (tem que estar completa para o escuteiro fazer a promessa)

  • Bronze

  • Prata

  • Ouro


Cada escuteiro deve fazer o possível por ter a etapa de ouro quando está a chegar a altura (por idade) de mudar de secção, sendo certo que nenhum deixa de transitar de secção se ainda estiver a fazer etapas do bronze por exemplo, mas de certo que será um escuteiro menos empenhado que outro que transite com a etapa de ouro completa.


Existe ainda algo que pode fazer um escuteiro diferente que são as Competências, nos Lobitos, Exploradores e Pioneiros, e as Especialidades nos Caminheiros. Cada escuteiro pode propor-se aos chefes para fazer as tarefas de uma (ou mais competências) para poder ser considerado um escuteiro especializado naquele tema.


Estão curiosos?

Óptimo, era esse o objectivo, visitem o link http://www.cne-escutismo.pt/progresso/index.htm que também está na barra de links úteis em CNE - Progresso Pessoal.


Canhotas a todos;